Anúncios Relevantes

sábado, 27 de outubro de 2012

O que é Artesanato e qual é o papel do Artesão na Sociedade

 

Artesanato é o próprio trabalho manual ou produção de um artesão (de artesão + ato). Mas com a mecanização da indústria o artesão é identificado como aquele que produz objetos pertencentes à chamada cultura popular.

O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.


Um pouquinho de história:


Os primeiros objetos feitos pelo homem eram artesanais. Isso pode ser identificado no período neolítico (6.000 a.C) quando o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica como utensílio para armazenar e cozer alimentos e descobriu a técnica de tecelagem das fibras animais e vegetais. O mesmo pode ser percebido no Brasil no mesmo período. pesquisas permitiram identificar uma indústria lítica e fabricação de cerâmica por etnias de tradição nordestina que viveram no sudeste do Piauí em 6.000 a.C.

Historicamente, o artesão responde por todo o processo de transformação da matéria-prima em produto acabado. Mas antes da fase de transformação o artesão é responsável pela seleção da matéria-prima a ser utilizada e pela concepção, ou projeto do produto a ser executado.

A partir do século XIX, o artesanato ficou concentrado então em espaços conhecidos como oficinas, onde um pequeno grupo de aprendizes viviam com o mestre-artesão, detentor de todo o conhecimento técnico. Este oferecia, em troca de mão-de-obra barata e fiel, conhecimento, vestimenta e comida. Criaram-se as Corporações de Ofício, organizações que os mestres de cada cidade ou região formavam a fim de defender seus interesses.


O fato é que, independentemente da matéria prima a ser utilizada pelo artesão, esses materiais ao receberem a identidade humana, tornam-se produtos culturais e até mesmo sociais. O povo brasileiro é um povo caracterizado por sua extrema criatividade, que agregada aos materiais utilizados e as diferenciadas técnicas de trabalho em suas artes expressam a sua identidade e riqueza de sua cultura.

Além de materializar a alma da cultura brasileira, o artesanato é um setor da economia cujo crescimento possui alto potencial de geração de trabalho e renda, merecendo uma política de desenvolvimento sustentável voltada para o setor e associada a projetos sociais e de desenvolvimento turístico.



Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas empresas), "artesanato é toda atividade produtiva que resulta em objetos e artefatos acabados, feitos manualmente ou com a utilização de meios tradicionais, com habilidade, qualidade e criatividade."


Artesanato segundo o dicionário da língua portuguesa Aurélio:

s. m.1. Ofício e técnica do artesão; 2. Conjunto dos artesãos de um determinado gênero ou local;

3. Conjunto das peças ou produtos resultantes da atividade dos artesãos; 4. Produto final do trabalho do artesão.


Para Silveira Bueno: Artesão: s.m. 1. Artífice; 2. Operário; 3. pessoa que faz artesanato.







0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, dúvidas ou sugestões. Mas lembre-se: "gentileza gera gentileza" e isso se aplica ao mundo dos blogs também!